
Planejamento de Carreira
A primeira vez que ouvi esse termo, eu estava nos primeiros períodos da faculdade de Publicidade – cheia de ideias e objetivos, mas sem um “norte” muito claro. Foi aí que apareceu a oportunidade de cursar uma disciplina eletiva que tinha o exato nome do título deste post.
Confesso que comecei a disciplina um pouco receosa: como eu iria planejar toda uma vida profissional ali, com 18 anos? E se o mundo conspirasse contra, se minha opinião mudasse ou simplesmente as portas não se abrissem pra mim? Mas, no fim do curso, estava radiante com a minha construção ao longo do semestre.
Mas antes de contar a experiência, vamos do começo:
O que é um planejamento de carreira?
O planejamento de carreira é um processo que envolve a definição de metas e ações para atingir objetivos profissionais a longo prazo. Ele ajuda as pessoas a identificarem seus interesses, habilidades, valores e aspirações, proporcionando direção e foco ao desenvolvimento da trajetória profissional.
Se eu pudesse resumir todo o curso em 3 passos para construir um plano de carreira, seriam esses:
- Autoavaliação:
Identifique suas habilidades, interesses, valores e paixões. Considere o que você gosta de fazer, no que você é bom, e quais são seus valores e objetivos pessoais. Avalie suas conquistas, experiências passadas e aprendizados (isso pode incluir experiências educacionais, empregos anteriores, projetos especiais ou atividades voluntárias). Considere suas preferências em termos de ambiente de trabalho, estilo de liderança, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e outras variáveis importantes para você.
- Definição de Objetivos:
Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para sua carreira. Pergunte a si mesmo onde você deseja estar daqui a 1, 5 e 10 anos. Parece clichê, mas isso ajuda muito! Inclusive, vale a pena adicionar aqui algumas metas pessoais que mudam muito a vida como a construção de uma família, por exemplo (Quero ter filhos? Quando? E quantos? Tenho a intenção de seguir trabalhando após a licença ou não? Qual é o panorama financeiro que planejo para mim durante esse período?)
Identifique os passos necessários para atingir esses objetivos. Isso pode incluir o desenvolvimento de habilidades específicas, a obtenção de certificações, a busca por experiências profissionais relevantes, entre outras ações.
Seja realista sobre suas metas, levando em consideração suas habilidades atuais, limitações de tempo e outros compromissos pessoais.
- Plano de Ação:
Desenvolva um plano de ação detalhado que o guiará na implementação de seus objetivos de carreira. Isso pode incluir etapas específicas, prazos, recursos necessários e métricas de avaliação.
Identifique oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, como cursos, treinamentos ou mentorias, que o ajudarão a adquirir as habilidades necessárias para alcançar suas metas.
Esteja aberto a ajustar seu plano conforme sua carreira evolui. A flexibilidade é crucial, já que o ambiente profissional está em constante mudança.
Lembre-se de que o planejamento de carreira é um processo contínuo. Revise e ajuste seu plano conforme necessário, considerando mudanças em seus interesses, valores e no cenário profissional. Além disso, busque feedback regularmente e esteja aberto a novas oportunidades que possam surgir ao longo do caminho.
Aproveito para deixar duas dicas que gosto muito aqui e aposto que vão gerar reflexão:
- Deixe espaço para o destino e seja flexível. Evite escrever o nome de uma empresa que você quer trabalhar. Ao invés, escreva o ambiente que você deseja estar inserido, como por exemplo: “Em 5 anos, quero estar em uma empresa que tenha um ambiente de trabalho tranquilo, incentivo para eu expressar minhas opiniões e espaço para que eu possa trabalhar com autonomia e criatividade.”
- Mesmo que esteja perdido, crie um planejamento. Ele te ajuda a sair da inércia e dar o primeiro passo. Afinal de contas, “if you fail to plan, you plan to fail.”

