
[Entrevista de Emprego] O que você faz no seu tempo livre?
Hoje começamos uma nova série de artigos por aqui. Na tag “Entrevista de Emprego” você pode esperar encontrar dicas e relatos pessoais para te ajudar nesse momento; principalmente perguntas para entrevista de emprego. E, pra inaugurar a série, uma pergunta que eu tenho certeza que você já ouviu em pelo menos uma entrevista que fez: “O que você faz no seu tempo livre?
A angústia já bate e uma outra dúvida surge aqui: tem certo ou errado pra essa pergunta?
A verdade é que quase nenhuma resposta na entrevista de emprego vai ser 100% errada – o mais importante é como você embasa e demonstra alguns aspectos, como raciocínio lógico e pró-atividade, por exemplo. Nessa pergunta não é diferente. Na verdade, pouco importa ao entrevistador se você gosta de fazer crochê ou sair para caminhar com seu pet. O que realmente importa é como você desenvolveu esse gosto, o hábito que criou em torno disso e a disciplina para realizar algo que ninguém te paga pra fazer.
Já ouviu aquela frase que diz “Como você faz qualquer coisa é como você faz tudo”? Pois é, a resposta para esta pergunta tão inocente pode entregar muita coisa. E, por mais que o objetivo deste post seja dar dicas do que é legal ser dito, eu vou começar com 3 dicas do que não dizer. Evite dizer que:
- dorme pois tem preguiça de fazer qualquer outra coisa (ninguém quer contratar um preguiçoso);
- usa drogas (ou qualquer coisa ilícita);
- fale uma mentira (vai ser difícil sustentar).
Passando dos DON’Ts, vamos aos DOs:
- Seja autêntico:
Escolha atividades que realmente gosta e que reflitam quem você é. Isso ajuda a criar uma imagem autêntica.
- Relacione com a posição:
Tente relacionar suas atividades de lazer com habilidades relevantes para o trabalho. Por exemplo, se você gosta de esportes em equipe, pode mencionar habilidades de colaboração e liderança.
- Destaque habilidades transferíveis:
Identifique habilidades transferíveis das atividades que você gosta. Por exemplo, se gosta de leitura, isso pode indicar habilidades de pesquisa, compreensão e comunicação.
- Evite clichês genéricos:
Evite respostas muito genéricas, como “gosto de ler e sair com amigos” ou só “netflix e tiktok”. Em vez disso, forneça detalhes que destaquem sua personalidade única.
- Mostre equilíbrio:
Demonstre que você equilibra seu tempo livre de maneira saudável, combinando atividades sociais, intelectuais e físicas.
- Seja breve:
Não prolongue demais a resposta. Seja claro e conciso, dando ao entrevistador a oportunidade de fazer perguntas adicionais.
Exemplos de respostas:
“Eu realmente gosto de participar de aulas de culinária aos fins de semana. Isso me ajuda a desenvolver minha criatividade e habilidades de resolução de problemas, o que acredito que pode ser aplicado no ambiente de trabalho.”
“Gosto de correr no parque. Isso não apenas me mantém fisicamente ativo, mas também me ajuda a manter a clareza mental e a disciplina, o que acredito serem aspectos importantes em qualquer ambiente profissional.”
Lembre-se de que a chave para responder a perguntas na entrevista de emprego é mostrar como suas atividades de lazer podem ser relacionadas positivamente ao ambiente de trabalho e às habilidades necessárias para a posição. E sempre explique o motivo, mais ou menos no formato “Gosto de X porque X, Y, Z”.
Me avise se gostou do post e também se já passou por alguma situação que você não soube o que responder em uma entrevista de emprego!

