
Leitura Esperta – livros de mulheres incríveis para se inspirar
Criar o hábito da leitura é uma das metas que mais apareceram na lista de ano novo dos brasileiros em 2023.
Como pra mim, ir deitar sem ter lido pelo menos um capítulo é tão impossível como ter ido deitar sem escovar os dentes, aproveitei pra criar uma lista de 5 títulos tão incríveis que vão te ajudar a criar esse hábito em menos de 21 dias. E, ainda por cima, vão te guiar pela história de mulheres fortes que estão construindo a vida dos seus sonhos, apesar de todos os pesares.
Vamos a elas:
1) Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert
Meu livro favorito da vida conta a história da autora, Liz, que chegou até o fundo do poço mas tirou forças de uma oração enquanto chorava inconsolável no chão do banheiro no meio de uma madrugada qualquer. Desse momento veio uma decisão que desencadeou em muitas outras e que, juntas, transformaram as trevas da autora em um lugar muito mais ensolarado. A melhor parte: você vê essa mudança de vida acontecendo enquanto viaja com Liz pela Itália, Índia e Indonésia.
2) Minha História – Michelle Obama
A autobiografia da ex-primeira dama americana mostra como uma menina do subúrbio se tornou uma superadvogada formada por universidades da Ivy League, chefe do seu futuro marido – e presidente dos Estados Unidos. Esse livro vai te render algumas lágrimas de emoção, muitas gargalhadas e aprendizados sem fim. Vale a pena!
Algumas pessoas vão me julgar aqui, eu sei. De uns anos pra cá, a “cultura girlboss” foi criticada ao extremo, mostrando que nem só de um “boss” vive uma “girl” – e que trabalho além da conta pode causa muitos prejuízos à saúde mental. E eu concordo! Dito isso, meu conselho é: leia esse livro com olhar crítico, mas leia mesmo assim. Sophia conta como usou as horas livres de seu trabalho na portaria da Universidade de São Francisco para criar um império – que futuramente se tornaria a NastyGal. Esse livro ainda é um dos meus favoritos quando mesclamos empreendedorismo e jovens mulheres.
4) Aprendizados – Gisele Bündchen
Pra não dizer que a capricorniana aqui só fala de trabalho (kkk), esse livro delicioso mostra de forma prática como a maior top model do mundo – e orgulho nacional – conseguiu o famoso “work-life balance”. Passando por temas como meditação, yoga, alimentação, família e trabalho, Gisele abre pra gente um lado que que ninguém conhece, muito longe das passarelas.
5) Persépolis – Marjane Satrapi
E, por último, você valorizar cada milímetro da liberdade que tem como mulher no Brasil – e criar forças pra lutar pelo espaço que ainda precisamos criar para nós mesmas e para as futuras gerações. Marjane conta sua realidade como uma mulher crescendo no Irã na década de 70 – uma realidade que não mudou muito – e nos dá um vislumbre de uma realidade tão distante da nossa (e ainda assim tão próxima).

