Carreira & Profissão

Construindo uma carreira com propósito

Com o acesso mais fácil à educação e os direitos adquiridos ao longo das últimas décadas, cada vez mais nós, mulheres, chegamos mais longe em nossas carreiras. Mesmo assim, ao chegarmos “lá” parece que tem algo faltando. Temos muita ambição – e muita realização – mas parece que falta direção. Pra onde estou indo? Tanto trabalho e tanto estudo… pra chegar aonde, exatamente?

Mas uma pausa intencional na correria do dia-a-dia

pode ajudar a criar um guia – e não um manual exato – de valores e condições que te levariam a uma carreira com propósito. Antes de pensar em qualquer movimentação mais brusca, sente em um lugar calmo e confortável e escreva (vamos lá, papel e caneta) a resposta para as perguntas:

O que eu gosto e o que eu não gosto no meu trabalho atual (ou no último, caso não esteja trabalhando)?
Quais são minhas top habilidades?
Quais as pessoas mais influentes / que mais admiro na minha rede de contatos?
Onde quero estar em minha carreira nos próximos 3-5-10 anos?

Ao olhar para o que você tem agora e o que você deseja ter em um futuro próximo pode ajudar a ter mais clareza sobre a lacuna que precisa ser preenchida para chegar lá.

Com isso em vista, é hora de agir. Talvez alguma das 3 atitudes a seguir (ou o conjunto de todas elas) podem te dar uma direção independente de onde você esteja agora! Bora? Bora.

1) Saúde em primeiro lugar
Parece clichê, mas é real: nada vai dar certo se você não se priorizar. Bons hábitos de saúde mental, física e emocional precisam estar na base da sua pirâmide. Levando em conta que 40% do nosso dia é composto por hábitos, criar rituais de bem-estar pode te levar a um lugar incrível no longo prazo (e e aliviar os sintomas da ansiedade desde o primeiro dia)!

2) Não ouça a síndrome da impostora
Quando a dúvida sobre suas capacidades bater, ignore! Dúvidas assim afetam sua autoestima – e baixa autoestima afeta sua performance. A história que você conta a você sobre você mesma conta, e muito. Pesquisas mostram que repetir mantras de amor próprio e escrever diários, por exemplo, ajudam a diminuir essas “voz” que diz que não vai dar certo. Ah, e dar um nome pra essa voz (sim, pra poder mandar ela ir a m* de vez em quando) também é batata.

3) Progresso é melhor que perfeição
Descobrir sobre valores e sobre o que realmente importa para que você tenha uma carreira com propósito é uma longa estrada, cheia de altos e baixos. Aceite o processo! A dica principal é ficar alerta sobre as coisas que te oferecem, mas não te direcionam para o caminho que você quer trilhar (e dizer “não” quando for o caso). Celebre cada progresso e siga aprendendo “aqui fora” sobre formas de buscar “aí dentro” o seu propósito.


Aproveito para deixar aqui o link de uma busca simples no Google que pode te levar a resultados interessantes. Preferi não deixar só uma sugestão porque são muitas opções. Depois me conta o que achou!

anelisefonseca

Publicitária, gerente de marketing e novos negócios, leitora voraz, nômade digital nas horas vagas e criadora de conteúdo sempre que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *