ambiente de trabalho tóxico
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Como saber se você está em um ambiente de trabalho tóxico?

O meu primeiro emprego foi em um ambiente de trabalho tóxico – mas ou o termo ainda não existia ou eu não o conhecia. Os abusos vinham diretamente do CEO, que dizia que só seriam valorizados os funcionários que dedicassem todas as horas do seu dia para o projeto (sem receber hora extra, é claro), parassem de estudar para focar na empresa e “dessem o sangue” pelo que estavam construindo. Eu entendia que aquilo era loucura, mas não sabia como minha saúde mental ficaria abalada nos meses que se seguiram.

O primeiro traço de um ambiente tóxico é fazer com que você pareça completamente inadequada, mesmo quando tem razão e está fazendo a coisa certa. A pressão constante não gerava motivação – pelo contrário. A cada mês que passada, eu me sentia mais sobrecarregada e menos valorizada do que nunca. Achava que não estava fazendo suficiente, mesmo sendo a única representante de um time inteiro e fazendo o trabalho que geralmente é de 3 ou 4 pessoas sozinha.

Um ambiente de trabalho saudável é essencial para o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Uma atmosfera tóxica, afeta negativamente a saúde mental e emocional de todos os colaboradores. Se você chegou a este post, provavelmente acha que está em um ambiente de trabalho tóxico – ou conhece alguém que esteja. Mas como ter certeza?

Aqui vão algumas reflexões que eu gostaria de ter tido na época que passei por isso:

  • Microgerenciamento excessivo
    Se os gestores estão constantemente monitorando e controlando cada movimento, em vez de delegar responsabilidades e confiar na equipe, isso pode criar um ambiente de trabalho sufocante e desmotivador. Eu lembro de o chefe pedir para que colegas de equipe deixassem a câmera do laptop ligada durante o expediente quando precisavam viajar a trabalho. Hoje provavelmente daria algum problema maior, mas na época achávamos louco mas era “o jeito dele”.
  • Comunicação deficiente
    Se a comunicação entre equipe e líderes for prejudicada por fofocas, rumores ou falta de transparência, pode ser um sinal de um ambiente tóxico. A falta de comunicação clara pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e uma cultura de desconfiança. Hoje, trabalhando remotamente, tenho muito cuidado com os problemas que a comunicação assíncrona pode trazer. Leia e releia mensagens e emails antes de enviar em ambiente corporativo – e guarde emails e mensagens que você acredite que passaram dos limites para pensar sobre nos próximos dias.
  • Clima de competição destrutiva
    Como boa capricorniana que sou, posso atestar: a competição saudável pode ser motivadora, mas quando se torna excessiva e leva a comportamentos sabotadores ou desprezo pelos colegas, pode indicar um ambiente de trabalho tóxico, onde a cooperação é substituída pela rivalidade prejudicial.
  • Falta de reconhecimento e incentivo
    Já ouviu uma promessa de promoção ou aumento de salário que nunca vem? Se os esforços dos funcionários não são reconhecidos ou valorizados, isso pode levar à desmotivação e ao desengajamento. Um ambiente de trabalho saudável deve oferecer feedback construtivo e incentivos para o crescimento profissional.
  • Elevados níveis de estresse
    Um time constantemente estressado, ansioso ou deprimido pode ser um sinal de que o ambiente de trabalho é tóxico. A pressão excessiva, prazos irrealistas e falta de apoio contribuem significativamente para altos níveis de estresse.
  • Cultura de culpa e intimidação
    Frases como “Quem fez isso?” ou “A culpa não é minha!” proferidas com frequência podem ser um sinal de que o ambiente de trabalho precisa de um ajuste. Se os erros são constantemente atribuídos a indivíduos, em vez de serem vistos como oportunidades de aprendizado organizacional, e se existe uma cultura de intimidação ou humilhação, é sinal de que já não existe mais respeito e confiança no time como um todo.
  • Falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal
    Em 2020, muitas de nós experimentamos uma exaustão profunda por se jogar 100% no trabalho e deixar de lado outras áreas da vida – até porque não tinha outro jeito. Pressionar os funcionários a sacrificarem seu tempo pessoal e sua saúde em prol do trabalho cria um ambiente de trabalho tóxico, onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é ignorado. Procure estar atenta com a sua vida pessoal para evitar um burnout a longo prazo.

 

Resumindo: é importante reconhecer os sinais de um ambiente de trabalho tóxico e buscar formas de lidar com eles. Isso pode começar com a comunicação aberta com sua gestora, a busca de apoio de colegas e, se necessário, considerar a busca por oportunidades em empresas que priorizam um ambiente de trabalho saudável e positivo. Elas existem (sim!) e você não vai se arrepender de procurar um ambiente de trabalho melhor. Lembre-se, seu bem-estar é fundamental para o seu sucesso profissional e pessoal.

anelisefonseca

Publicitária, gerente de marketing e novos negócios, leitora voraz, nômade digital nas horas vagas e criadora de conteúdo sempre que possível.

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