benefícios de escrever um diário
Dicas & Tendências

Os benefícios de escrever um diário

Já falamos aqui no site sobre os benefícios das páginas matinais, mas o post de hoje é sobre os benefícios de escrever um diário. Apesar de parecer um diário, as páginas matinais são mais um transbordamento do que você está sentindo no momento. Medos, preocupações, alegrias e ansiedades começam a aparecer nas páginas assim que você levanta, antes mesmo do café.

 

Mas o diário é um pouco diferente. Geralmente escrito à noite, o objetivo é relatar como foi o dia. É claro que os sentimentos surgem na escrita de forma natural, mas o diário me ajudou muito principalmente com dois objetivos: trackear meus hábitos e manter memórias detalhadas. 

Eu já tinha lido alguns artigos sobre a diferença das duas práticas – e eu já escrevo as páginas matinais há algum tempo – então decidi também escrever um diário. Enquanto as páginas matinais tem algumas regras (assim que levantar, no mínimo 3 páginas, etc), o diário só tem uma: escrever à noite sobre como foi o seu dia. Então, antes da minha leitura noturna para dormir, eu comecei o diário – e segui a prática por 30 dias. 

 

Em primeiro lugar, a percepção mais clara que tive quando rapidamente reli as memórias que escrevi nos últimos 30 dias foi: ual, agora eu tenho as minhas memórias preservadas por mais tempo! Foram somente 30 dias, mas aconteceram coisas que eu escrevi logo nas duas primeiras semanas e já não me lembrava mais ao final da quarta semana. Percebi que escrever um diário não é apenas sobre o presente, mas também sobre preservar memórias para o futuro. Ao reler minhas anotações, posso reviver momentos e me lembrar das minhas ações e reações ao longo da jornada.

O segundo maior benefício de escrever um diário na minha experiência foi ter um alívio das preocupações antes de dormir. As coisas com as quais me preocupei por um dia inteiro pareceram não tão tenebrosas quando eu passei para o papel. Houve vezes em que eu até encontrei a solução para um problema, escrevi sobre e consegui aplicar e resolver no dia seguinte! Ou seja, o simples ato de expressar minhas preocupações me proporcionou um senso de alívio e calma que eu não experimentava há muito tempo.

Por último, eu consegui entender melhor alguns hábitos que estou tentando inserir na rotina este ano e também o que estava me atrapalhando a realmente criar novos hábitos. Algumas agendas e planners tem esta função, mas escrever no diário funcionou melhor pra mim. Eu criei algumas tags para preencher no final de cada página, como a intensidade da atividade física, número de páginas lidas, litros de água, etc. Percebi que se eu trocasse o horário de algumas atividades ou reuniões, por exemplo, poderia me ajudar ou atrapalhar no cultivo de alguns hábitos – e esse foi outro grande benefício que escrever um diário me trouxe.

 

Assim como as páginas matinais, escrever um diário me trouxe alguns benefícios. Eu sou fã da escrita livre – principalmente no papel – e acredito que a escrita traz muitos benefícios e uma clareza mental que vale a pena. 

Você escreve um diário? Me conte nos comentários sobre a sua experiência! 

 

anelisefonseca

Publicitária, gerente de marketing e novos negócios, leitora voraz, nômade digital nas horas vagas e criadora de conteúdo sempre que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *