
4 dicas para melhorar o seu home office
Eu amo trabalhar de casa. Faço isso de forma ininterrupta desde 2020, quando ficou necessário, e depois tive a sorte de só trabalhar em empresas que adotaram o home office como padrão.
Só de experimentar a delícia de não ficar horas no trânsito ou não precisar sair de casa em dias de chuva, eu já defendo o home office com unhas e dentes. Mas passei por muitos perrengues até me adaptar 100% ao novo formato…
Os principais foram falta de foco, baixa produtividade e saudade das interações sociais (leia-se, o bom e velho cafezinho com o time aqui e ali). Mas também teve o burnout, que já contei um pouco nesse post.
Ao longo dos anos trabalhando remotamente, aprendi algumas coisas sobre como me manter produtiva e focada. Nem todo dia é perfeito, mas com essas estratégias eficazes e práticas, você também pode aprimorar seu HO e criar uma rotina mais saudável, produtiva e até divertida.
Vamos lá?
1) Crie uma rotina
E comece cumprindo a sua checklist diária. Ter uma rotina como Academia > Banho > Café da manhã > Meditação antes das 9h pode realmente transformar a forma como você trabalha pelo restante do dia.
Se não dá pra organizar tudo isso antes de começar o trabalho, crie uma rotina só sua – e a repita todos os dias.
2) Tire o pijama
Faça a skincare (e coloque uma maquiagem leve, se você preferir). Trabalhar de casa não precisa ser motivo de desleixo (e pode ser que alguém peça pra você entrar em uma vídeo chamada a qualquer momento, rs)
3) Tenha um espaço e um horário de trabalho
Ter uma rotina parecia algo chato aos 17 anos, mas espero que, a essa altura, você já tenha percebido que é essencial.
Determine quantas horas você precisa trabalhar e faça um plano para cumpri-las da melhor maneira possível.
E, assim como um horário de trabalho consistente, é essencial que você tenha um espaço de trabalho separado e organizado. Pode ser apenas uma mesa no seu quarto ou um cômodo inteiro de escritório – mas o objetivo é o mesmo: que, no final do dia, você possa fechar o laptop e sair, sinalizando para si mesmo e para o cérebro que o dia de trabalho acabou.
4) Coloque as pausas na agenda
Eu funciono super bem com as TO-DO lists no meu planner, escritas à mão no início de cada manhã.
Mas, assim como as coisas que preciso resolver no trabalho, costumo criar uma lista de coisas que preciso resolver nos intervalos (15 minutos a cada 3h de trabalho, em média).
Pagar as contas, mandar um áudio, rolar o feed do instagram (ou do Threads👀), entre outros. Você vai conseguir fluir muito melhor no trabalho (e sem FOMO) se tiver a paz de saber que tem um break logo ali.

